Racismo, escravidão e capitalismo: uma abordagem marxista, o novo livro de Wagner Miquéias Damasceno.
Fruto de um estudo que nasceu como tese de doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UNICAMP, o livro “Racismo, escravidão e capitalismo no Brasil: uma abordagem marxista", de Wagner Miquéias Damasceno, rompe os limites acadêmicos para contribuir com a reflexão e formação de ativistas e militantes, bem como estudiosos e pesquisadores.
Para tanto, o autor traz sua experiência como intelectual, professor, militante socialista e negro para extrair a problematização, investigar e apresentar suas conclusões sobre os nexos entre o racismo, a escravidão e o capitalismo, dando ênfase à realidade social brasileira.
Segundo Ricardo Antunes, “é exatamente desse ponto central que o livro parte: o racismo, impregnado que está na pragmática da burguesia predadora que aqui existe e persiste, não foi responsável pela criação do capitalismo. Ao contrário, trata-se do exato inverso: foi o capitalismo gestado no processo de exploração colonial que criou e fez expandir o racismo”.
Assim, o autor recupera, de modo atual e contundente, a crítica marxista ao racismo e suas relações e simbioses com o capitalismo, abordando mercado de trabalho, escravidão negra, lutas antirracistas no Brasil e no mundo e a realidade atual de negros e negras no Brasil.
Acesse o livro pelo seguinte sítio: https://www.editoramireveja.com/product-page/racismo
Lançamento de livro: Racismo, escravidão e capitalismo: uma abordagem marxista
Imagem
Data da Notícia